Ilha do Mel
- Daniella
- 23 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Ilha do Mel
Paranaguá, PR

Onde fica?
A ilha do Mel situa-se no litoral do Paraná, no Brasil, na embocadura da Baia de Paranaguá. É uma ilha de muita importância para nós paranaenses, visto que ela recebe vários e vários turistas durante o ano e, acima de tudo, no verão.
Para chegar até a ilha, é óbvio que tem que ser de barco..(acho que vocês chegaram logo nessa conclusão) A viagem dura cerca de 30 minutos de barca para quem sai de Pontal do Sul e 15 minutos de lancha, para quem também sai de Pontal.

a História da Ilha:
O fato da ilha ser tão visitada não se deve só ao fato de ter as melhores praias do litoral paranaense, mas também por ter uma grande importância cultural.
A ilha, pelo tratado de tordesilhas, era considerada de Portugal, mas depois isso mudou meus caros portugueses.
A ilha contem vários lugares históricos que tens que visitar como: o Farol das conchas; A Gruta das Encantadas; e a Fortaleza da Nossa Senhora dos Prazeres, que eu amei conhecer!
- A Fortaleza é o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná. Ela tem a casa da Guarda, prisões e o Paiol de Pólvoras. Sua construção, durante o reinado de D. José I de Portugal, deve-se à guerra entre Portugal e Espanha, desencadeada na América do Sul – tentativa por parte dos espanhóis em reconquistar as terras de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Outro objetivo da Fortaleza, era defender a Baía de Paranaguá dos ataques dos piratas espanhóis.
Porque Ilha do mel?
É provavelmente a pergunta mais frequente sobre a ilha e existem diversas teorias/hipóteses, conhecidas como a origem do nome:
- A primeira, é a própria extração de mel silvestre, anterior a 1950, quando os alimentos eram adoçados com o mel ou com o açúcar extraído da cana da própria ilha, devido à dificuldade de obter o açúcar industrializado;
- Outra é a existência de uma família de origem alemã que habitava a região da Fortaleza, e onde havia um engenho para produção de farinha de mandioca. Farinha em alemão, escreve-se “Mehl”;
- A terceira, e tenho que concordar, é pelo fato da cor da água do mar vista do alto do Morro das Conchas, ser da cor do mel. Porque? Porque a água doce existente na ilha contém mercúrio, em contacto com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel;
- A quarta e última, também muito interessante, é o formato da Ilha, lembrar mel saindo (istmo) de um recipiente (parte sul);
Maior problema encontrado:
Como qualquer lugar do mundo, a ilha também tem problemas, um deles, é o uso abusivo de drogas tanto naturais como químicas. É realmente chocante vermos em todos os cantos alguém se destruindo dessa maneira.
Outro problema, agora não tão sério, é de tudo ficar longe. Para irmos até a Fortaleza, tivemos que andar 8km no total (ida e volta). Para quem não tem forças é uma barreira bem grande.
Maior Qualidade encontrada:
A ilha é um ambiente rico em biodiversidades vegetais e animais; É um lugar com boa sustentabilidade, visto que não encontramos qualquer rastro de poluição. Todos os lixos são reciclados e podemos levar uma multa altíssima se não o fizermos; Além disso, a ilha não possui transporte motorizado o que reduz a poluição atmosférica. Um grande indicador de que não há poluição na ilha do mel são os Líquens (barba de velho) que só existem em ambientes que proporcionem tais condições.

BOLA DE NEVE CHURCH:
Um dos locais que você também não pode deixar de conhecer é a igreja Bola de Neve, que está localizada no coração da ilha. É uma igreja voltada para o publico jovem e incentiva a prática de desporto/esporte. Uma das características da igreja é o púlpito composto por uma prancha de surf. Quando visitar a ilha, não se esqueça de passar por lá! Eu fui e gostei muito!

O que fiz por lá:
Para a primeira vez, e pelo tempo estar super fechado, conhecemos apenas o Farol e a Fortaleza. Foi uma boa experiência e me rendeu fotos brutais. Andar 8km debaixo de chuva, sem reclamar, foi uma superação para mim e só por isso já valeu a pena. Ficamos apenas 3 dias, mas sei que muitos outros virão e poderei aproveitar as praias maravilhosas que só a ilha do mel tem.






Diz-me lá se não te apeteceu conhecer a ilha?
Commentaires